Silent Night (Cicha Noc) 2017


 O cenário é o Natal, mas o título do filme de estreia do polaco Piotr Domalewski é irónico, apesar de se passar nesta época festiva. Adam (Dawid Ogrodnik) vai a caminho de casa, na Polónia, para uma visita sazonal surpresa, aos seus familiares. Há alguns anos que trabalha na Holanda, e nenhum familiar sabe que eles os vai visitar.
Na sua estreia, o realizador já mostra um forte controle do ambiente do filme, gerando tensão a partir de algo tão simples, como uma garrafa de Vodka. O argumento de Domalewski é algo de impressionante, a dar tempo suficiente para que cada integrante do elenco possa desenvolver com firmeza a sua personagem, sem perder ritmo e balanço. Isto também se deve ao trabalho do director de fotografia Piotr Sobocinski, que ajuda a reter o movimento mesmo quando a família está toda à volta de uma mesa.
Foi a surpresa dos Polish Film Awards deste ano, os Óscares da Polónia, tendo vencido 9 prémios, batendo filmes como "Pokot", de Agniezka Holland, ou "A Paixão de Van Gogh". 

Link
Legendas
Imdb

Nenhum comentário:

Postar um comentário